Bloqueio nervoso no tratamento da Dor

bloqueio nervoso

O que é o bloqueio nervoso? Chamamos de bloqueios ou infiltrações a injeção de medicamentos em nervos, músculos ou estruturas osteoarticulares, a fim de aliviar dores ao “desligar” os sinais nociceptivos e /ou controlar processos inflamatórios locais. Nesse sentido, esse também é um meio diagnostico para avaliar a origem e o tipo de dor.” De…

Leia Mais

Epilepsia

epilepsia

Visão Geral O cérebro humano é semelhante a uma rede elétrica e quando há alterações temporárias e reversíveis no funcionamento desse sistema elétrico semelhante a um “curto-circuito” ocorrem as manifestações epilépticas. Essas alterações elétricas podem ser localizadas em algum ponto específico do córtex cerebral ou generalizadas quando as perturbações elétricas se espalham para outras regiões.…

Leia Mais

Traumatismo Cranioencefálico (TCE) e sua reabilitação

traumatismo cranioencefalico

Em que consiste o Traumatismo Cranioencefálico (TCE) e qual a sua importância na saúde pública? Nossa cabeça engloba uma série de estruturas de suma importância para a manutenção da vida, mas nesse artigo vamos falar sobre os traumas, ou seja, as lesões que acometem especificamente o crânio e tudo o que nele contém, como as…

Leia Mais

Recuperação da Cirurgia Cerebral

cirurgia cerebral

Chamamos de craniotomia ou cirurgia cerebral  a operação cirúrgica em que se faz a abertura do crânio para poder acessar o encéfalo (parte do sistema nervoso que está contida nele, que possui como um de seus componentes o cérebro) ou os seus vasos sanguíneos. O cérebro é responsável pelas nossas habilidades mais nobres: falar, mover-se…

Leia Mais

Doença de Parkinson e a cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda (DBS)

cirurgia doença de parkinson

Primeiramente o que é a Doença de Parkinson? A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurológica que afeta o cérebro e prejudica classicamente os movimentos. Os sintomas se instalam gradualmente e costumam piorar com o tempo, pois a DP é uma doença neurodegenerativa progressiva. O sintoma mais comum e mais conhecido são os tremores…

Leia Mais

A Doença de Parkinson e o risco aumentado de quedas

doença de parkinson

Em que consiste a Doença de Parkinson? A doença de Parkinson (DP) é uma doença neurológica muito conhecida pelos seus sintomas, especialmente o tremor, afetando assim os movimentos. Além do tremor de repouso (condição que ocorre quando o segmento corporal está relaxado ou fora da ação da gravidade) outros sintomas são comuns na progressão da…

Leia Mais

Tipos de Acidente Vascular Encefálico (AVE)

tipos de ave

O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma síndrome neurológica com elevada prevalência no Brasil e no mundo, especialmente entre adultos e idosos. Além disso, possui elevada mortalidade e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, é a principal causa de incapacidade no Brasil.  Portanto, que suscita muitas dúvidas entre os pacientes. Nesse artigo tentaremos…

Leia Mais

Recuperação da cirurgia de coluna

recuperação da cirurgia de coluna

  A recuperação da cirurgia de coluna é uma dúvida muito comum entre os pacientes e até mesmo é causa de angústia e ansiedade, especialmente por não terem sido devidamente orientados. Tais emoções poderiam ser diminuídas com simples explicações sobre como ocorreria o procedimento e sobre o pós-operatório. Portanto, tentaremos abordar, neste breve artigo, dicas…

Leia Mais

As doenças degenerativas da coluna

doenças degenerativas da coluna

As doenças degenerativas da coluna corresponde a todas as doenças associadas ao desgaste da coluna, seja por conta do processo de envelhecimento natural ou por conta de condições ou doenças que acelerem esse processo, como obesidade, sedentarismo, postura inadequada, doenças inflamatórias, traumas, dentre outras.

Leia Mais

Gliomas de Baixo Grau

glioma de baixo grau

Visão geral: o que são os gliomas cerebrais? Os tumores cerebrais primários têm origem nas próprias células do sistema nervoso. Isso os diferencia das metástases cerebrais (tumores secundários), cuja origem são células de um câncer de outra parte do corpo que “se instalam” no cérebro.  A maioria dos tumores cerebrais primários desenvolve-se a partir de…

Leia Mais