Dor Cervical

dor cervical
  • O que é a dor cervical e o que pode causá-la?

O pescoço, ou coluna cervical, é formado por ossos (existem sete vértebras cervicais) separados por discos e rodeados por outras estruturas vasculares, nervosas ou de suporte como músculos, ligamentos e tendões. A disfunção ou lesão em qualquer uma dessas estruturas pode causar a dor cervical. Exemplos comuns são: trauma, degeneração óssea ou dos discos intervertebrais, estreitamento do canal em que está contida a medula espinhal (bastante comum com o envelhecimento normal), inflamação nas articulações do pescoço (artrite), inflamação ou distensão muscular.

Desta forma, os sintomas relacionados a dor cervical costumam incluir: dor, rigidez e sensação de opressão no pescoço, ombros, ou parte superior das costas e dos braços; dor de cabeça; incapacidade de mover, inclinar ou girar a cabeça; sensações estranhas como formigamento ou adormecimento nos ombros ou nos braços; dificuldade para caminhar ou movimentar corretamente as pernas; perder o controle da bexiga e das evacuações.

Imagem 1 - Anatomia do pescoço

dor cervical
  • Quais sinais indicam que devo procurar um médico? 

Você deve consultar um médico (o neurocirurgião pode ser bastante útil nesses casos de dor cervical) com rapidez se apresentar:

  1. História de trauma recente;
  2. Febre, dor de cabeça ou rigidez no pescoço;
  3. Dor cervical tão intensa a ponto de incapacitar a realização das tarefas diárias;
  4. Adormecimento ou fraqueza nos braços ou nas pernas;
  5. Irradiação (a dor se “espalha”) para um ou ambos os braços
  6. Incontinência urinária (não consegue controlar a micção) ou fecal;
  7. Dor cervical que não melhora após o tratamento em casa por uma semana.
  • Precisarei realizar exames para a dor cervical?

O médico atendente poderá decidir se é necessário ou não com base na história contada, nos sintomas e no exame físico. Portanto, em alguns casos, não em todos, será necessário um exame de imagem para visualizar melhor as estruturas do pescoço, tais como Tomografia computadorizada, Ressonância Magnética ou Discografia.

  • O que eu mesmo posso fazer para aliviar a dor?

A maioria das dores cervicais podem ser resolvidas com abordagem médica conservador, ou seja, não são casos cirúrgicos. Além disso, o seu tratamento pode variar de acordo com o local e a causa exatos da dor. Para reduzir os sintomas, pode-se: tomar remédios para dor; colocar gelo na área dolorosa várias vezes ao dia por cerca de 15 minutos; aplicar uma compressa ou toalha quente de 15 minutos a uma hora no local; realizar exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura cervical de acordo com as orientações do seu médico; cuidar da postura enquanto trabalha, ao dormir ou durante o uso de aparelhos como celular e notebook.

  • Quais são as opções de tratamento neurocirúrgico para a dor cervical?

Um neurocirurgião especialista em dor poderá estudar seu caso e propor o melhor tratamento cirúrgico se os tratamentos conservadores não forem eficazes ou adequados. Assim, a cirurgia pode ter papel de alívio da dor principalmente quando os sintomas são relacionados a um nervo comprimido por uma hérnia de disco cervical e:

  1. A terapia conservadora não está ajudando;
  2. Existe diminuição progressiva da qualidade de vida devido à dor persistente;
  3. Os sintomas neurológicos são progressivos envolvendo os braços e pernas;
  4. Existe dificuldade de equilíbrio ou para caminhar.

Deixe um Comentário