Dor Neuropática

dor-cronica-removebg-preview
  • O que é a dor neuropática?

A dor neuropática é um tipo de dor causada por lesão ou disfunção no sistema nervoso. Ou seja, é um problema tanto num nervo (que faz parte do sistema nervoso periférico) quanto no cérebro ou na medula espinhal (que fazem parte do sistema nervoso central) podem levar à dor neuropática.

Essa dor pode ser espontânea ou desencadeada por estímulos variados. Geralmente é em queimação, formigamento ou em pontadas. Pode ser descrita apenas como uma sensação especialmente desagradável e às vezes é acompanhada de um aumento da sensibilidade à dor ou ao toque, ou pela percepção de um estímulo normalmente inócuo que se tornou doloroso na área afetada.

Quando é intensa, pode afetar a qualidade de vida, impedindo o sono ou a alimentação adequados por exemplo. A longo prazo, existe o risco de depressão e ansiedade caso não seja tratada.

  • O que pode causar dor neuropática?

Diabetes é responsável por cerca de 30% dos casos de neuropatia (a lesão nervosa que ocorre em pessoas com diabetes chama-se neuropatia diabética). 

Outra causa de dor neuropática é a lesão nos nervos relacionada a uma erupção cutânea dolorosa chamada “herpes zoster”, que geralmente se manifesta após a recuperação das lesões na pele: a Neuralgia pós-herpética.

Além disso, quando uma parte do cérebro é afetada por problemas no fluxo sanguíneo, ou seja, quando ocorre um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o paciente pode ter dor neuropática no seu período de recuperação.

Também, alcoolismo, infecção por HIV, drogas quimioterápicas e radioterapia são outras causas possíveis. Em alguns casos, os médicos não encontram a causa da dor neuropática e diz-se que ela é idiopática.

dor neuropática
  • Que exames podem fazer o diagnóstico?

Apenas seu médico poderá responder quais os exames necessários para o diagnóstico da dor neuropática, mas costumeiramente costuma-se fazer alguns exames de sangue e testes para verificar o funcionamento dos nervos (eletroneuromiografia por exemplo).

  • Como é o tratamento da dor neuropática?

Como existem diferentes causas para a dor neuropática, não há um só tratamento que funcione em todos os pacientes. O médico que conhece e acompanha você saberá indicar a melhor combinação para o seu caso. E os principais objetivos da intervenção serão aliviar a dor, manter a funcionalidade e melhorar a qualidade de vida do paciente.

De forma geral, o tratamento pode ser através de remédios ou de procedimentos pouco invasivos. Dentre os medicamentos comumente usados, estão os anticonvulsivantes como Gabapentina e pregabalina, mas às vezes também são úteis remédios antidepressivos, como Amitriptilina ou Nortriptilina.

Também, pode ser tratada com bloqueios nervosos por médicos especialistas em dor. Nesses procedimentos, o médico realiza injeções de anestésicos locais ou outros medicamentos diretamente sobre os nervos afetados, aumentando a eficácia do fármaco sem incrementar os seus efeitos adversos.

Quando não existe resposta às alternativas acima, há outras opções de neuromodulação cirúrgica como a estimulação da medula espinhal, estimulação cerebral ou dos nervos periféricos. Dessa forma, sugiro que você agende uma consulta com um neurocirurgião especialista em dor para saber qual tratamento melhor se encaixa no seu caso.

Portanto, a dor neuropática costuma ter difícil tratamento, mas com o acompanhamento adequado e combinando o tratamento médico com reabilitação fisioterápica e o apoio para o seu bem-estar emocional, social e mental, você poderá controlar sua dor a um nível que melhore sua qualidade de vida.

Deixe um Comentário