Metástases Cerebrais

metástases cerebrais
  • Visão geral: o que é uma metástase cerebral e por que ela ocorre?

A finalidade deste texto é orientar uma pessoa comum sobre este importante tópico neurocirúrgico que são as metástases cerebrais. O mais recomendado após ler seria consultar um médico especialista caso você ache necessário.

As metástases cerebrais ocorrem quando “se instalam” no cérebro células cancerígenas originadas de alguma outra parte do corpo. Isso diferencia as metástases cerebrais do câncer primário do cérebro, em que  as próprias células do cérebro sofrem alterações que levam à perda de função e ao crescimento  desordenado típicos do câncer.

Os cânceres primários que mais frequentemente se “espalham” para o cérebro são o câncer de pulmão, mama, rim, câncer colorretal e melanoma.

  • Possíveis sintomas 

As metástases cerebrais podem formar um ou mais tumores e, à medida que esse conjunto de células cresce, essas massas tumorais pressionam e alteram a função do tecido cerebral circundante. Isso pode causar os sintomas da doença, tais como: 

  1. Dor de cabeça associada ou não a náuseas e vômitos - a dor de cabeça pode piorar quando ao inclinar o corpo, tossir ou espirrar. 
  2. Fraqueza ou dificuldade para movimentar um braço ou uma perna de um lado do corpo 
  3. Esquecimento ou outros problemas progressivos de memória ou raciocínio ou confusão mental 
  4. Alteração atípica de humor, de comportamento ou de personalidade 
  5. Convulsões.
  • Quando consultar um médico?

Atenção: Outras doenças podem causar todos esses sintomas. Caso você sinta algum deles, mantenha a calma e consulte seu médico. Ele poderá examinar você, realizar exames complementares para definir a causa do seu desconforto. Portanto, aconselho que você marque uma consulta com um médico sempre que houver sinais e sintomas persistentes e/ou que o preocupem

  • Opções de tratamento das metástases cerebrais

O tratamento das metástases cerebrais é individualizado para cada paciente. Mas, de forma geral, depende dos sintomas, do grau de disseminação do câncer, do estado geral de saúde e do prognóstico do paciente. Diante disso, as alternativas de tratamento que um neurocirurgião dispõe são:

  1. Cirurgia, em que se tenta remover o máximo as lesões, dependendo do local de cada uma e do seu tamanho;
  2. Radioterapia, com a qual a radiação direcionada ao câncer mata as células cancerosas. Já que o cérebro possui muitas estruturas nobres e com importante função, existe na neurocirurgia a opção de fazer incidir essa radiação sobre um ponto bem específico e delimitado do cérebro: chama-se radiocirurgia estereotáxica.
  3. Imunoterapia: remédios que contam com mecanismos que envolvem o sistema imunológico do corpo para parar o crescimento do tumor.
  4. Além disso, certos tipos de câncer podem responder a outros tipos de medicamentos direcionados e específicos.

Vale acrescentar que é imprescindível que o paciente siga todas as instruções do seu médico sobre consultas e exames. Também é importante conversar sobre quaisquer efeitos colaterais ou problemas que tenha durante o tratamento. Todas as decisões acerca dessa doença exigem diálogo e participação do paciente, por isso, vale a pena entender o que são as metástases, de que maneira são tratadas e quais resultados são possíveis.

Deixe um Comentário